Roteiro das Cervejarias Artesanais de SC

Roteiro das cervejarias artesanais de santa catarina.

 

Cervejaria Bierland – Blumenau

Quando começou a produzir, em 2003, a capacidade instalada da Bierland era de 20 mil litros/mês, ampliada depois para 60 mil litros/mês, com a compra de novos equipamentos de produção e extração de chope.

A Bierland investiu no que há de mais moderno em equipamentos para produção de cerveja.
Um moinho próprio foi adquirido para triturar o malte de acordo com a granulação adequada. Esse procedimento evita a interferência de elementos externos e também garante a moagem em prazo ideal para a qualidade do chope.

Todos os tanques são de aço inox. A fábrica opera com total controle microbiológico e alto padrão de limpeza – pisos e paredes revestidos com materiais especiais – requisitos fundamentais para garantir a qualidade final do produto.
A empresa não pára de investir e, agora, focando a aquisição de equipamentos de automatização de processos, logística e extração, com objetivo de ampliar mercados e lançar novos produtos.

Bar da fábrica: de 3ª a 6ª feira a partir das 16h 30min e nos sábados a partir das 10h.
Endereço: Rua Gustavo Zimmermann, 5361, Itoupava Central – Blumenau – SC
Fone para agendamento: (47) 3337-3100
Site: http://www.bierland.com.br/

Cervejaria Eisenbahn – Blumenau

Fundada em 2002, a Eisenbahn buscou a melhor matéria-prima disponível na Europa e um mestre cervejeiro alemão com 30 anos de experiência, formado na mais conceituada universidade de cervejeiros do mundo, a Weihenstephan, na Alemanha. Produz uma variedade de 11 cervejas, entre elas a Lust, cerveja feita pelo metodo champenoise, um licor feito de cerveja, único no Brasil. A Eisenbahn produz aproximadamente 200 mil litros de cerveja/mês, vende para 17 estados brasileiros e exporta para os EUA e Suíça.

Bar da fábrica: de 2ª a 6ª feira a partir das 16h e nos sábados a partir das 10h.
Endereço: Rua Bahia, 5181 Salto Weissbach – Blumenau-SC
Fone para agendamento: (47) 3488-7371
Site: www.eisenbahn.com.br

Cervejaria Wunder Bier – Blumenau

Fundada em outubro de 2007, a cervejaria oferece aos visitantes 2 tipos de chopes: o Wunder Lager e o Lager Hell (filtrado). Ambos mantém as características do pilsen primitivo de origem, o que resulta em uma cor mais acentuada e sabor mais intenso. O ambiente interno foi projetado para você ver o processo de fabricação dos produtos, acompanhado de variado cardápio.

Bar da fábrica: de 3ª feira a domingo das 17h às 0:00h
Endereço: Rua Fritz Spernau, 155 Fortaleza Blumenau
Fone para agendamento: (47) 3339-0001
Visitação à fábrica: 2ª a 6ª, das 9h às 11h e das 15h às 17h.

Cervejaria Borck – Timbó

Cervejaria Borck é uma iniciativa de Brunhard Borck. Nascido em 1954, em Mondai/SC. Com um ano de idade muda-se com a família para Ijuí/RS, onde o pai Arthur monta uma oficina mecânica. Ainda adolescente, Borck ajuda o pai como torneiro, enquanto freqüenta o curso de Técnico Eletricista e Solda. Em 1975, Borck ingressa no Banco do Brasil, passando pelas agências de Ijuí, Parambi/RS, Diamantino/MT, Antonio Prado/RS e Timbó/SC, onde atua de 1989 a 1995.

Visitas à fábrica: realizadas somente aos sábados sob agendamento prévio pelo telefone ao custo de R$ 8,00 por pessoa com direito a degustação de 1 tipo de chopp.

Endereço: Rua Pomeranos, 1963 Bairro Pomeranos Timbó-SC
Fone: (47) 3382-0587
Email: cervejaria@borck.com.br
Twitter: @choppborck
Site: www.borck.com.br

Cervejaria Das Bier – Gaspar

A começar pelo nome – Das Bier, simplesmente cerveja, em alemão – a única cervejaria de Gaspar, localizada no bairro Belchior Alto, foi inaugurada em 2006 e teve como inspiração o incentivo à cultura alemã trazida pelo pioneiro da comunidade, de quem a família Schmitt, que lidera o empreendimento, é descendente. A Das Bier oferece os chopes Pilsen (claro) e Braunes Ale (escuro) numa edificação de estilo arrojado, que une ambiente superior, com moderno bar coberto e deck com vista para um belíssimo vale. Belchior Alto fica a 15km do centro de Blumenau.

Bar da fábrica: de 4ª a 6ª feira a partir das 17h e nos sábados e domingos a partir das 15h.
Endereço: Rua Bonifácio Haendchen (estrada geral, na direção de Luis Alves), 5311 Gaspar-SC
Fone para agendamento: (47) 3397-8600
Site: www.dasbier.com.br

Cervejaria Heimat – Indaial

Imigrante alemão, Paul Nuber trouxe em 1932 de sua cidade natal na Alemanha, Lindau , a sua receita de cerveja artesanal. Seus amigos traziam os ingredientes da Europa e a cevada era maltada. A receita passou de pai para filho, mas depois que Paul morreu, ela ficou esquecida. Com o surgimento das cervejarias na região, Georg Nuber, neto de Paul, decidiu resgatar o ensinamento deixado pelo avô e oferecê-loao público. Em março de 2005 surge a Heimat , que quer dizer “terra natal”. Produz o chope tipo Pilsen e Bock.

Endereço: Rua Mal. Deodoro da Fonseca, 1498, Bairro Tapajós Indaial-SC
Fone: (47) 3333-1793
Site: www.choppheimat.com.br

 

Cervejaria Schornstein – Pomerode

Endereço: Rua Hermann Weege, 60 (ao lado do Zôo)
Fone para agendamento: (47) 3387-6655
Bar da Fábrica: Quartas: das 18h às 0:00h
Quintas: das 18h às 2:30h
Sextas: das 18:00 à 1:30h
Sábados: das 12h à 1:30h
Domingos: das 12 às 23h
Nas segundas e terças o bar permanece fechado ao público, porém recebemos visitas de grupos desde que previamente agendadas.
Site: www.schornstein.com.br

Cervejaria ZeHn Bier – Brusque

Cervejaria ZeHn Bier foi fundada em 2003 pela família Zen, uma das mais tradicionais de Brusque. No início das atividades, a vontade era produzir um chope único que fosse apreciado por seguir rigorosamente as tradições germânicas. Oferece três versões – Pilsen, Bock e Porter. O chope ZeHn Bier é resultado de quem entende tanto de beber como de fazer chope.

Bar da fábrica: de 2ª a sábado a partir das 17h
Endereço: Rua Benjamin Constant, 26 – São Luiz
Fone para agendamento: (47) 3351-6685
Site: www.zehnbier.com.br

Cervejaria Königs Bier – Jaraguá do Sul

Königs Bier significa “cerveja do rei”. É uma homenagem aos reis do tiro e às sociedades de tiro que preservam esta antiga tradição alemã, apresentando às novas gerações de Jaraguá do sul o espírito festivo trazido pelos colonizadores alemães quando chegaram a esta cidade.

Inaugurada em 2007, após quatro anos de pesquisa e planejamento a Königs Bier resgatou a fórmula do chope tipo pilsen pertencente a uma família européia, adaptou a receita ao paladar brasileiro e criou um chope de sabor inigualável, leve e com uma cor que lembra o ouro da coroa de um rei.

Produzido de acordo com a Reinheitsgebot (lei de pureza alemã), promulgada pelo Duque da Baviera em 1516, é feita com água, malte, lúpulo e sem conservantes, o que garante o frescor e o sabor originais do chope pilsen.

Endereço: Rua Erich Sprung, 215 – Bairro Água Verde – Jaraguá do Sul-SC
Fone: (47) 3370-5544
Site: www.konigsbier.com.br

Cervejaria Opa Bier – Joinville

Fundada em fevereiro de 2006, a Opa Bier é uma tentativa de resgate da tradição joinvilense de produzir bons chopes. A casa se dedica à elaboração artesanal, com maltes e lúpulos selecionados.

Dali saem o tipo Pilsen, o mais popular do mundo, e o Porter, um chope escuro, de alta fermatação, com aspecto encorpado e sabor intenso.
Endereço: Rua Dona Francisca, 11.560 – Pirabeiraba
Fone para agendamento: (47) 3467-0090
www.opabier.com.br

 

Cervejaria Saint Bier – Forquilhinha

A Cervejaria está situada na Cidade mais alemã do sul de Santa Catarina, Forquilhinha. Produz chopes e cervejas com ingradientes importados, obtendo assim, o delicioso sabor do “Puro Malte”. Além do carinho com que é feito o produto, pode-se verificar a qualidade, visitando a cervejaria. Mesmo utilizando tecnologia, preservamos o valioso sabor “Premium” deste líquido precioso.

Endereço: AV. 25 de Julho, 1303 – Vila Lourdes
Fone para agendamento: (48) 3463-3400
www.saintbier.com

 

 

Cervejaria Holzweg – Lontras

A Cervejaria Holzweg de Lontras abriu suas portas no dia 6 de Dezembro de 2010. Seu nome tem significado literal de “Caminho da Madeira” e faz referência a Estrada da Madeira, uma importante ligação entre as colônias do Vale do Itajaí no século de 19 e início do século 20, hoje conhecida como Estrada Blumenau.

A Holzweg produz as cervejas do tipo Pilsen, leve e dourada e a Munich, escura, mais encorpada e ideal para dias mais frios. Ambas seguem os padrões da Lei de Pureza Alemã (Baviera/1516).

Rua Paulo Alves do Nascimento, n° 387
Centro – Lontras – 89182-000
Telefone 47 8819 8817
contato@holzweg.com.br

Fonte: Santur

Compartilhe!

Speak Your Mind

*


*