Ponta do Papagaio

O nome, segundo moradores mais antigos, deve-se ao fato do local antigamente ser um viveiro natural de pássaros, entre eles vários papagaios.

Localizada entre a praia da Pinheira ao sul e a praia do Sonho ao norte, a Ponta do Papagaio, com suas belezas naturais, águas límpidas, tranqüilas e sem poluição, é uma excelente opção para quem procura sossego e um contato mais próximo a natureza.

É formada por duas praias, uma de cada lado da península. A praia ao sul tem uma larga faixa de areia, águas limpas e esverdeadas. A do lado norte por estar numa baía mais fechada apresenta águas mais tranqüilas.

A Ponta do Papagaio é composta de 2 ilhas:
A Ilha do Papagaio Maior que na verdade não é mais uma ilha, pois a menos de um século uniu-se ao continente pela península que forma a Praia Ponta do Papagaio. A ‘ilha’ tem uma trilha que a circunda onde tem-se uma vista privilegiada da Fortaleza de Nossa Senhora da Conceição, situada na Ilhota de Araçatuba.
A Ilha do Papagaio Menor possui 142 mil m2 de natureza privilegiada, sendo que cerca de 80% de sua área total são cobertos pela Mata Atlântica. A ilha possui uma luxuosa pousada que recebe turistas do país inteiro. Ao fim da praia da Ponta do Papagaio há barcos que fazem a travessia até a ilha.

Durante os meses de julho a setembro é possível avistar próximo a praia, Baleias Francas que utilizam o trecho da costa que vai de Imbituba a Florianópolis como berçário.

Na localidade desenvolve-se a criação de mariscos, sendo considerada uma das melhores do país.

Vale a pena conhecera Praia da Ponta do Papagaio. A sensação que se tem é de estar no paraíso.

Opções de Lazer:
A região oferece diversas opções de caminhadas e passeios marítimos.
As ilhas próximas, como a Ilha do Coral, a do Papagaio, Ilhas Três Irmãs, podem ser visitadas ou avistadas através de passeios de barcos.
As praias próximas, como a Pinheira e a do Sonho podem ser visitadas a pé, sendo excelentes opções de caminhadas. Além disso a Ilha do Papagaio Maior possui uma trilha que a circunda, permitindo a realização de passeios ecológicos.
Suas águas tranqüilas possibilitam a realização de esportes aquáticos, como kaiak, jestki, iatismo, já nos costões pode ser praticado mergulho. Além disso, a pesca esportiva é bastante praticada na região.

Como chegar:
O acesso se dá através da BR 101, km 236, no acesso a Praia do Sonho e Ponta do Papagaio. Segue-se até o final do asfalto, após ande mais 1000 metros em estrada de chão.

Onde comer:
A praia possui boas opções de restaurantes.

Onde dormir:
A praia possui boas pousadas.

Compartilhe!

Comments

  1. Catarina says:

    gostaria de saber o valor da pousada para acomodações para 6 pessoas.
    Aguardo resposta.

Speak Your Mind

*


*