Mergulho

O estado de Santa Catarina possui um dos melhores lugares para mergulho do Brasil. Como a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo, um dos cenários subaquáticos mais fascinantes do mundo, sendo um dos pontos preferidos dos mergulhadores para a prática do mergulho autônomo (com equipamentos para respiração subaquática). Já para o mergulho livre, um dos melhores locais são as enseadas de Bombinhas – com águas em tons esverdeados e cristalinas é considerada a capital do mergulho ecológico, as Ilhas do Campeche em Florianópolis e a de Porto Belo, dentre outros.

mergulho
Alguns locais para a prática do mergulho:

Bombinhas: praias de Quatro Ilhas, Bombas, Bombinhas, Conceição, Lagoinha, Retiro dos Padres, Ribeiro, Sepultura, Tainha, Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

Florianópolis: Ilhas do leste e em várias praias.

Governador Celso Ramos: Ilha do Arvoredo, Baía dos Golfinhos

Garopaba: praias da Gamboa e Silveira.

Palhoça: costao da praia Ponta do Papagaio

Glosário:

Batismo – Consiste em uma imersão utilizando todo equipamento de mergulho, acompanhado por um profissional qualificado. Permite que uma pessoa que nunca tenha tido nenhuma experiênca anterior, possa realizar um mergulho.

Modalidades de Mergulho: Conheça um pouco mais sobre Mergulho: Existem três tipos de Mergulho: livre, autônomo e o dependente. O mergulho livre é a modalidade em que o mergulhador nao usa de equipamentos para respiração subaquática. No mergulho autônomo o mergulhador é auxiliado por equipamentos que ele carrega consigo, que o permitem respirar embaixo d’água. Já no mergulho dependente, o suprimento de ar não é levado pelo próprio mergulhador, mantendo-se a alimentação da superfície.O mergulho dependente não é praticado por mergulhadores amadores ou esportistas, uma vez que como não há limitação de ar para a permanência do homem sob a água, facilmente os limites não descompressivos do mergulho acabam sendo ultrapassados, exigindo assim diversas paradas programadas para descompressão.Ademais, uma interrupção no fornecimento de ar para o mergulhador pode ser fatal, dependendo da profundidade e do tempo que se encontra mergulhando. Para os iniciantes é recomendado o mergulho livre. Só com doze anos de idade é que se pode começar com o mergulho autônomo.O mergulho dependente é largamente utilizado por profissionais, especialmente os que trabalham em plataformas de petróleo e na construção civil.

“SEMPRE ANTES DE PRATICAR ALGUM ESPORTE INFORME-SE COM QUEM ENTENDE DO ASSUNTO. PROCURE EMPRESAS ESPECIALIZADAS QUE FORNECEM CURSOS SOBRE O ESPORTE QUE DESEJA PRATICAR”

Compartilhe!

Speak Your Mind

*

*