Igrejas Centenárias de Florianópolis

Conheça algumas igrejas centenárias da Ilha de Santa Catarina.

Catedral Metropolitana
Igreja mais antiga da Ilha de Santa Catarina, construída em 1675, no centro de Florianópolis. Inicialmente, foi erguida no local apenas uma igrejinha, no governo de Dias Velho. O projeto de substituí-la pela Catedral, do Brigadeiro Silva Paes, só foi aprovado em Lisboa em 1751, sendo executado entre 1753 e 1773. Localiza-se no centro de Florianópolis, em frente a Praça XV de Novembro.

Nossa Senhora da Conceição da Lagoa
Os cinco altares, os púlpitos e o coro são elementos de destaque, na igreja construída em 1750. É exemplo da arquitetura colonial portuguesa. Recebia visitas de D. Pedro Segundo e presentes. Localiza-se junto ao morro da Lagoa da Conceição.

Nossa Senhora das Necessidades
Construída entre 1750 e 1756, tem a fachada simples e um interior rico em elementos artísticos e arquitetônicos. Localiza-se na comunidade de Santo Antonio de Lisboa.

Nossa Senhora da Lapa do Ribeirão
Erguida em 1763, é considerada uma das igrejas mais conservadas em suas características originais. Foi construída com pedras, cal e óleo de baleia. Localiza-se na comunidade do Ribeirão da Ilha, ao sul da Ilha de Santa Catarina.

Santo Antônio
Construída em 1921 pelos religiosos da Ordem Franciscana. O conjunto da Igreja e do Convento Franciscano, é tombado pelo Município. Está localizada no centro de Florianópolis.

Capela Sagrado Coração de Jesus
Construída em 1881 na Praia dos Ingleses, apesar de descaracterizada em sua arquitetura, ainda conserva a tradição dos festejos do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora dos Navegantes.

Capela de São João Batista
Construída por volta de 1838, na localidade do Rio Vermelho. Em 1857 a igreja foi atingida por um raio e precisou ser totalmente reconstruída.

Igreja de São Francisco
Igreja da Ordem Terceira de São Francisco da Penitência, a mais antiga das confrarias religiosas criadas na Ilha, instalada em 1745. Durante 70 anos ocupou uma capela com sacristia privada anexa à Igreja Matriz. Localiza-se no centro de Florianópolis, no calçadão da Felipe Schimidt.

Nossa Senhora do Rosário
A irmandade foi fundada em 1759, mas só em 1787 foi iniciada a construção da igreja, com linhas arquitetonicas barroca. Localiza-se no centro de Florianopolis na Rua Marechal Guilherme. Em frente a igreja há uma grande escadaria, conhecida popularmente como ‘escadaria do rosário’.

Capela de Sant’Ana
A capela da Armação do Pântano do Sul foi construída em 1772, por ordem da “Companhia de Pesca de Baleias”. A capela tinha, de um lado, a casa grande e o armazém da fazenda, e de outro, as senzalas dos escravos, o tanque e os caldeirões de preparo do azeite.

São Sebastião do Campeche
Construída, provavelmente, em 1826. É um conjunto histórico, formado pela nave, a sacristia, a torre sineira, o cemitério e o Teatro do Divino

Compartilhe!

Speak Your Mind

*


*