Geografia e Economia

Localizado no Sul do Estado, a 100 km da capital do Estado de Santa Catarina, o município de Imbituba possui uma extensão territorial de 184,787 km² e está localizada entre o mar, Atlântico Sul, e a planície diluvial do Rio D’Una e entre as lagoas de Araçatuba ao Norte e a lagoa do Mirim e parte da restinga arenosa que separa a lagoa do mar, ao sul.

Está localizado a uma altitude média 10 metros acima do mar, a 28º13’17” de latitude e 48º38’21” de longitude.

A cidade possui o clima temperado moderado e chuvoso, com umidade relativa do ar muito alta. As temperaturas médias ficam em torno de 25o.C no verão e no inverno em torno de 17.C. A precipitação média anual é de 1.235 mm. Os ventos mais freqüentes são o nordeste e o sodoeste.

De uma maneira geral, a paisagem se compõe de sambaquis do período Quaternário, da Era Cenozóica (areias litorâneas). Granito grosseiro, de cinzento a cinza rosa, com fenocristais de feldspato alcalino e quartzo.
A planície argilo arenosa aluvial, junto ao Rio D’Una em sua maior parte é própria para lavoura irrigada que não faça muitas exigências à qualidade de solos como, por exemplo, o arroz. A mecânica destes solos é de pouca resistência, apresentando problemas.

Limites territoriais: ao norte: Município de Garopaba; ao sul: Município de Laguna; ao leste: Oceano Atlântico; a oeste: Município de Imaruí.

População: Cerca de 40.000 habitantes.

Economia

O porto de Imbituba é o segundo maior do Estado e representa uma das maiores fontes de emprego do município, que também depende da indústria, do comércio e do turismo.

Imbituba também é um grande centro pesqueiro em Santa Catarina, desde o século XVIII com a pesca de baleias, até os dias de hoje com a pesca artesanal.

Related Images:

Compartilhe!

Speak Your Mind

*


*