Geografia e Economia de Governador Celso Ramos

Localizado a 46 km da capital do Estado de Santa Catarina, por via rodoviária e a 15km por via marítima, o município de Governador Celso Ramos possui uma extensão territorial de 82 km2.

O município está localizado numa península bastante recortada, com relevo acidentado, formada por enseadas, costões, pontas, ilhas e praias. O relevo é constituído de superfícies planas, onduladas e montanhosas.
A natureza de Governador Celso Ramos é privilegiada, possuindo praias de beleza incomparável, muitas ainda praticamente desertas.

Está localizado a uma altitude média 40 metros acima do mar, a -27°18’53” de latitude e 48°33’33”-27° 31 01 de longitude.
O clima da região é mesotérmico úmido, com temperatura média anual de 23ºC.
O vento predominante é o nordeste, sendo o vento sul o de maior intensidade. Os meses de julho, agosto e setembro são os de maior incidência de chuvas e os de janeiro, fevereiro e março de maior insolação.
As bacias hidrográficas principais são Rio Pequeno, Rio Antonio Mafra, Rio Jordão, Rio do Camarão.

Limites territoriais: o município de Governador Celso Ramos, tem como limite territorial os municípios de Canelinha e Biguaçu.

População: Cerca de 12.000 habitantes

Economia

A economia do município é baseada na indústria pesqueira e no turismo.

A pesca é a principal atividade econômica do município, sendo que cerca de 70% da população está envolvida no desenvolvimento desta atividade, desde a captura, manipulação, industrialização, transporte e comercialização dos pescados, além de produção de embarcações, redes e malhas de pescas. A maioria dos pescados produzidos é de forma artesanal, sendo a produção comercializada no mercado público e em restaurantes de Florianópolis.

Além da pesca, desenvolve-se no município a maricultura, envolvendo um significativo contingente de pescadores. Hoje a produção de mariscos em cativeiro é a maior do estado.

Com uma das mais belas baías do litoral catarinense, Governador Celso Ramos atrai turistas em busca de tranqüilidade e que vem desfrutar das belezas de suas praias, de natureza privilegiada e preservada, sendo muitas ainda quase desertas.
A atividade turística, entretanto, no município, vem sendo explorada recentemente, com a instalação de bons hotéis e pousadas.
Com o recente aumento do turismo na região, o comércio local vem crescendo, aumentando nos últimos anos o número de estabelecimentos comerciais. Entretanto, este setor mostra-se ainda pouco desenvolvido.

Com sua população voltada para a pesca, poucas famílias preservam a agricultura de substência, sendo este setor pouco desenvolvido no município. A atividade pecuária também é pouca desenvolvida, apresentando um dos piores desempenhos econômicos da região.
Por oferecer poucas alternativas de renda, o município está tornando-se uma cidade dormitório, com um deslocamento significativo da mão-de-obra para as cidades de São José e Biguaçu.

Related Images:

Compartilhe!

Speak Your Mind

*


*