Geografia e Economia de Garopaba

Localizado ao sul do Estado de Santa Catarina, a 75 km de Florianopolis,o município de Garopaba possui uma extensão territorial de 111 km2.

Está localizado a uma altitude média 18m acima do nível do mar, a 28º 01′ 24″ de latitude e 48º 36′ 48 de longitude.
A cidade possui o clima mesotérmico úmido, sem estação seca. Verão quente, com média anual de 18,3 ºC, mas chegando a atingir temperatura perto dos 40 ºC. O inverno é ameno, com media de 10 ºC.. Pluviosidade anual inferior a 1.400ml, com menos de 120 dias de chuva/ano.
O relevo do município é constituído preponderantemente de planícies. O seu ponto mais alto localiza-se no morro do Siriú com quatrocentos metros de altura. A vegetação é tropical atlântica e litorânea.
Uma das características mais marcantes da geografia de Garopaba são, sem duvida, suas praias, de beleza inconfundíveis, consideradas pela Embratur como qualidade A).

Limites territoriais: o município de Garopaba, tem como limite territorial os municípios de Paulo Lopes e Imbituba.

População: 13847 habitantes (dados de 2002).

Economia

Até recentemente, Garopaba era tão somente uma vila de pescadores, sendo a pesca a principal fonte econômica.
Nos últimos anos, entretanto, Garopaba vem sendo descoberta por turistas. Primeiro por campistas que no verão armavam suas barracas à beira do mar, e posteriormente pelos surfistas em razão de suas praias propicias para o surf. Ultimamente o local vem atraindo outros turistas, que escolhem o município como opção para suas férias.
Em virtude deste desenvolvimento do turismo na região, que baseia-se no turismo de temporada, o setor terciário é o que mais se destaca, sobretudo hotéis, pousadas, bares, restaurantes.
No setor secundário há o predomínio de indústria de eletro-eletrônicos, fábricas de vestuários, artigo esportivo e peças de neoprene.
Já no setor primário, desenvolve-se a pesca, a agricultura e a pecuária.

Compartilhe!

Speak Your Mind

*

*