Belezas Naturais de Palhoça

Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

O parque é a maior unidade de conservação do sul do Brasil, com quase 90.000 hectares, abrangendo 9 municípios, dentre eles Palhoça.
O parque possui grande riqueza de fauna e flora, sendo que os rios e córregos da área são responsáveis pelo fornecimento da água potável da região da Grande Florianópolis.
A sede do parque fica no município de Palhoça, no km 238 da BR 101.
No local, é possível a prática de diversas atividades de ecoturismo, como rapel, caminhadas, vôo livre, banhos de cachoeira, entre outros.
O parque conta com guias treinados e trilhas onde pode-se avistar animais nativos e a flora da região.

Morro do Cambirela

Localizado dentro do Parque estadual da Serra do Tabuleiro, possui 1043 metros de altitude, sendo o ponto mais elevado da região da Grande Florianópolis. De seu topo é possivel ter uma vista explendorosa de toda a região (Florianopolis, Sao Jose, Palhoça)

Morro da Pedra Branca

Com 500 metros de altitude, localiza-se entre os municipios de Palhoça e São José, constituindo-se na maior pedra da região.
O local é composto pela exuberante vegetação da Mata Atlântica, além de uma grande variedade de pássaros. Com belas trilhas que conduzem ao seu topo, onde é possível avistar-se os municípios vizinhos.
O acesso se dá através do bairro Sertão do Imaruim, no município de São José e também através do bairro Colônia Santana, no sentido ao município de São Pedro de Alcântara.

Cachoeiras

No municipio de Palhoça há diversas cachoeiras e corredeiras, sendo as principais: as cachoeiras do Maciambú que descem pelos morros do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro; a cachoeira do Araçá que deságua no Rio Cubatão; a cachoeira do Pontal que desce pelo morro do Cambirela e a cachoeira do Sertão do Campo.

Ilhas

Várias ilhas estão localizadas próximo ao litoral do município, sendo as mais conhecidas:

Ilha Três Irmãs
Localizada entre as praias de Naufragados e Pântano do Sul (em Florianopolis), é formada por 3 ilhas – Irmã Pequena, Irmã do Meio e Irmã de Fora. As ilhas apresentam diferentes formatos e tamanhos, sendo separadas entre si por canais.

Ilha do Papagaio
Localizada junto a Praia do Sonho, possui 142 mil m2 de natureza privilegiada. Cerca de 80% de sua área total são cobertos por Mata Atlântica e no inverno é possível avistar baleias francas que procriam e amamentam seus filhotes.
O seu acesso se dá pela BR 101, no acesso a praia do Sonho, no fim da praia da Ponta do Papagaio há barcos que fazem a travessia até a ilha.
A ilha é de propriedade particular, possuindo uma luxuosa pousada.
Saiba mais sobre a praia da Ponta do Papagaio

Ilha de Araçatuba
Localizada entre a Ponta da Pinheira e a dos Naufragados. Nela está situada a Fortaleza Nossa Senhora da Conceição.

Rio da Madre

O rio faz parte da beleza exuberante da praia da Guarda do Embaú. Suas águas percorrem em frente a vila, desembocando no mar depois de formar uma pequena praia entre as rochas. Pare ter acesso a praia é necessário atravessar o rio, acesso que pode ser realizado através de barcos dos moradores locais.
Saiba mais sobre a praia da Guarda do Embaú

Pedra do Urubu

Localizada na praia da Guarda do Embaú, no canto norte, seu acesso se da através de trilha as margens do Rio da Madre. Com uma vista maravilhosa, é possível avistar o rio desembocando no Oceano Atlântico, a praia com suas imensas dunas localizada numa faixa de terra entre o rio e o mar. Além de avistar as praias vizinhas – Pinheira, Sonho, Gamboa, Garopaba, Prainha.
Saiba mais sobre a praia da Guarda do Embaú

Compartilhe!

Speak Your Mind

*


*